Origem da Iniciativa Carbono Sustentável

A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ foi criada em 23 de maio de 1968. A sua sede está localizada na Casa da Leitura da Fundação da Biblioteca Nacional, no bairro das Laranjeiras, no Rio de Janeiro. 

É uma organização sem fins lucrativos, em fase de renovação de seu interesse público federal e estadual (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público ou OSCIP), que atua prioritariamente na promoção da leitura, do livro e da literatura infantil e juvenil. É a seção brasileira do International Board on Books for Young People (IBBY Brasil).

Ao longo de 55 anos de sua existência, a FNLIJ desenvolveu um longo histórico de relacionamento sociocultural com comunidades indígenas tradicionais, por meio da educação, da leitura e de parcerias com Institutos focados neste público. 

Aproveitando esse conhecimento e observando as demandas sociais dos povos indígenas e comunidades originárias, a FNLIJ está desenvolvendo uma série de projetos socioambientais concentrando projetos ligados às Soluções Baseadas na Natureza na Iniciativa Carbono Sustentável.

A FNLIJ é a seção brasileira do IBBY

O IBBY é uma organização sem fins lucrativos que foi fundada em Zurique, Suiça, em 1952. É composto por 80 Seções Nacionais distribuidas em todo o globo, indicado no mapa ao lado.

Como uma organização não-governamental, com status oficial na UNESCO e UNICEF, o IBBY tem um papel de formulação de políticas como defensor dos livros infantis.

O IBBY está comprometido com os princípios da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, ratificada pelas Nações Unidas em 1990.

Uma das suas principais proclamações é o direito da criança a uma educação geral e ao acesso direto à informação, dois dos pilares da FNLIJ.

“As crianças e os adolescentes têm todos os direitos humanos, não porque são ‘o futuro’, mas porque são seres humanos. Hoje. “

Fonte: site UNICEF